domingo, 19 de julho de 2015

#5 - O que esqueceram em Final Fantasy II



Muitas vezes quando vejo alguém falando de Final Fantasy II eu fico até surpreendido de alguém ainda lembrar que ele existe... Isso ocorre muito pelo fato de o game não ter sido localizado para o ocidente até que seus remakes ganhassem vida e muitas vezes vejo gente se confundindo com a localização de Final Fantasy IV que no SNES recebeu o nome de Final Fantasy II... 

Agora cortemos o post e depois continuamos com o raciocinio...




... PRONTO!!

Game original do Famicom 

Bom... eu iria adorar contar a história de como FFII não veio para o ocidente e tal mas vou apenas indicar um link com um texto bastante divertido mas que mostra de certa forma o que foi que aconteceu com Final Fantasy e suas localizações no passado.

Para conferir este texto clique AQUI

Seguindo então com a coisa... Final Fantasy II pode não ser o melhor FF já produzido, mas ele é bem divertido e oferece um bom desafio... o enredo é mais ou menos o seguinte:

"Um imperador do mal decide conquistar todo o mundo e um grupo de rebeldes vítimas do mesmo, liderados por uma princesa devem lutar para salvar o mundo dessa ameaça..."

Da última vez que eu vi algo assim tinha sabres de luz no meio da treta kkkkkkkk... Brincadeira... mas podemos sim dizer que Star Wars foi parte da inspiração sim...
Não vou ficar descrevendo muito sobre o game porque não vim aqui pra fazer review dele mas posso dizer que o sistema de evolução dele não é muito agradável... acho que pra um FF não ficou tão bem aproveitado e limita muito o gameplay que a série tem, mas em Romancing SaGa esse mesmo sistema ficou melhor (minha opinião).

Remake do Playstation

Eu não o joguei na sua versão original do Famicom (NES japonês) porque não consigo aguentar a parte sonora dele por muito tempo, mal que me assola até no primeiro FF nos 8 bits... eu só consegui jogar o terceiro game que trouxe um belo aproveitamento do chip sonoro do console e não me dava aquela sensação desagradável depois de muitas horas de gameplay... sim... em RPGs que as músicas ficam tocando constantemente eu me estresso muito rápido com as que não fazem um bom aproveitamento do chipset de som do console kkkkk
Mas eu pude jogar ele muito bem quando o remake pra Playstation foi lançado e o considero o melhor remake do game por me permitir jogar com toda a dificuldade do game original e ainda ter um visual melhor, se bem que ainda joguei e finalizei ele no PSP onde os gráficos são bem melhores mas o desafio é patético de tão reduzido que foi.

Abaixo você confere um gameplay da versão de PSX....


Agora vamos então focar no assunto dessa arte...

Sempre que alguém decide falar nas garotas da franquia Final Fantasy vão logo falando da Tifa (FFVII), da Yuna (FFX e FFX-2), da Ashe (FFXII), da Lightning (FFXIII) e de outras que tenham surgido de FFIV em diante em alguns casos... gosto de quase todas elas também... mas ainda acho uma sacanagem que ninguém se dê ao trabalho de dedicar um pouco de carinho pela Maria de Final Fantasy II.... 
Tá certo que o game é bem ignorado até, e os gráficos nem sempre nos ajudam a imaginar uma personagem mais detalhada... acho que a Square deveria incluir ela nesse novo Dissidia que vai sair pra PS4...

Pois bem... as artes oficiais da franquia eram (ou ainda são?) feitas pelo Yoshitaka Amano, que tem um estilo bem próprio de desenho, eu curto muito as artes dele e a que eu usei de referência pra fazer uma arte da Maria é dele. Você pode ver abaixo a arte em questão, que está inclusive na galeria de artes bônus que está presente nos remakes de FFII no PSX e PSP.


É muito detalhe pra uma arte só.... não desenharia algo assim nunca kkkk

Eu jamais conseguiria fazer algo tão cheio de detalhes como o original... é muita coisa numa arte só pra eu tentar imitar então tratei de fazer minha fan art reduzindo e muito os detalhes... Esse foi o último esboço que eu fiz.


Não chega nem perto do talento do Amano kkkkk

E a arte final acabou ficando assim.


Eu consegui!! Victory Fanfare

Confesso que a princípio eu iria fazer uma fan art do Kain Highwind de Final Fantasy IV mas aquela armadura é impossível pra mim kkkkkkk 
Fui então olhando as artes do Amano e acabei optando por dedicar um tempinho pra fazer a Maria mesmo. Fiz ela usando o mesmo estilo que fiz na minha última arte aqui do blog (sobre o PC-Engine e Tengai Makyou Ziria) e apliquei um efeito desta vez.

Estou começando a gostar desse estilo de arte e talvez eu vá fazer mais uma muitas assim... só preciso escolher personagens mais fáceis de fazer porque dá muito mais trabalho.
Bom... por hoje e só isso mesmo mas em breve eu apareço com um post um pouco diferente e uma arte nova.... espero eu.... E fiquem com um pequeno bônus com um review de FFII do canal Core das Antigas que sempre faz uns reviews legais de FF.

6 comentários:

  1. Engraçado, Phantasy Star I também teve muita inspiração de Star War. Há vários meses eu estava conversando com um amigo e tentando catar da internet as ROM’s dos Final Fantasy’s dando preferência pra nossa língua portuguesa, mas confesso que quando comecei a jogar eu não agüentei, simplesmente não tive paciência, e o som me irritava. O meu contato inicial com a série foi com o Final Fantasy VI (Que em sua versão ocidental era o 3), depois vieram o 7 e o 8 a qual eu joguei numa boa, mas algo me afastou do 9 e até do próprio 8 quando fui experimentar a versão em Português.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Star Wars mudou toda uma cultura ao redor do globo.
      Jogar os dois primeiros FFs no NES é complicado... O som acaba causando o desencorajamento...
      Mas eu recomendo você pelo menos experimentar os mesmo nas versões refeitas e jogar direito o VIII e IX que também são muito bons.

      Excluir
  2. Eu prefiro o seu desenho manolo haha

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! ^^ Não sabia que todo mundo tinha problema com as musicas do FF 1 e 2. Eu joguei a versão 8bits e ate aumentava o volume e cantarolava junto... Muahahahahaha Sem contar que grande parte das musicas de FF que eu gosto vem das duas primeiras da serie. Bem mas acho que vai de cada um, meu irmão mesmo tendo jogado os mesmo jogos que eu, ele nunca gostou de nem um tipo de musica binária (tanto 8 e 16 bit) ele praticamente acha irritante. Ele só jogava porque gostava de jogar... Só na era 32 bit aonde as musicas deram uma melhorada que ele parou de reclamar. Ótimo texto e você se garante no desenho Soterio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Samurai... Não é todo mundo que aguenta os barulhos dos 8 bits. Pra mim apenas alguns games incomodam não todos. O que me irrita mais as vezes nem é o som mas o loop curto que deixa a música repetitiva demais.

      Excluir

Sinta-se livre pra comentar mas por favor, sem ofender ninguém e sem SPAM. Eu agradeço e os leitores (se houver algum) também. :-)